A infestação por pulgas e carrapatos está entre as maiores reclamações em clínicas veterinárias e pet shops.
Prevenção é a melhor forma para evitar doenças como dermatites, parasitoses e anemias.
Existem no mercado inúmeros produtos para o combate dessas ameaças e estão cada vez mais seguros e eficientes.
As picadas de pulgas chegam a representar mais 50% dos problemas de pele que atingem cães e gatos. Alguns animais tem reações alérgicas que recebem o nome de Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP) e são conhecidas, também, como Dermatite Miliar quando se manifestam em gatos. Tal alergia não é provocada somente pela picada, mas pelo contato da saliva da pulga com a pele do animal.
A DAPP em cães pode ser reconhecida por queda acentuada de pêlos (alopecia) e áreas avermelhadas na região dorsal próximo à cauda, conhecida como triângulo da DAPP e nos gatos principalmente no pescoço do animal, ambos com intensa coceira.
O animal deve ser levado ao veterinário assim que o tutor perceber tal irritação, pois as lesões tendem a se agravar rapidamente por conta do prurido intenso, e a demora no tratamento pode trazer mais complicações como a Piodermite (infecção de pele), cujo tratamento é bem mais complexo que a DAPP, pois inclui o uso de antibióticos.
Tais ectoparasitas podem trazer doenças como Babesiose, Erliquiose, Dirofilariose, Febre Maculosa, a saúde de seu animal.
Consulte o seu Veterinário de confiança sobre as melhores opções para controle de ectoparasitas para seu PET. Não esqueça também a Vermifugação!!!